2025-05-28 IDOPRESS
O CEO do Banco Master,Daniel Vorcaro,em foto de 2017 — Foto: Ana Paula Paiva/Valor
GERADO EM: 27/05/2025 - 19:46
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
O BTG Pactual fechou,na noite desta terça-feira,a compra de um pacote de ativos pertencentes a Daniel Vorcaro,dono do Banco Master. Entre eles está o Fasano Itaim,hotel de luxo localizado em um dos bairros mais valorizados de São Paulo,além de participações relevantes em companhias listadas em Bolsa,entre elas a Light.
A transação tem “valor financeiro global de cerca de R$ 1,5 bilhão”,disse o BTG Pactual em comunicado. Vorcaro precisa se capitalizar para fazer a injeção de R$ 2 bilhões no banco,prevista no processo de venda de parte do Master para o BRB.
O BTG está absorvendo cerca de 56,5 milhões de ações ordinárias (com voto) da Light,equivalentes a 15,17% do capital da distribuidora de energia,além de 7 milhões de ações da Méliuz,detidas indiretamente por meio de um fundo de investimento. O banco de André Esteves ficará com 8,12% da empresa de fidelização — que,recentemente,vem queimando caixa para comprar bitcoins.
“O BTG Pactual esclarece que as referidas aquisições foram realizadas no contexto de uma transação mais ampla que envolve,além das mencionadas ações,a aquisição de imóveis,créditos,direitos creditórios,outras ações listadas em percentuais inferiores a 5% (cinco por cento) e participações societárias privadas detidas,direta ou indiretamente,pelo Sr. Daniel Bueno Vorcaro,controlador do Banco Master”,disse o BTG em comunicado.
O banco acrescentou que a transação foi acompanhada e anuída pelo Banco Central e pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC),“tendo o controlador do Master o compromisso de disponibilizar os recursos para o Master.” A transação não envolveu qualquer participação em empresas do conglomerado do Master,observou o banco.
Procurado pela coluna,o Banco Master disse que “como parte do processo de venda de ações para o BRB,seu acionista controlador conduziu a venda de ativos de seu portfólio privado para o banco BTG Pactual.”